Mitos e verdades sobre doenças ginecológicas!

A vacina de HPV previne o câncer de colo do útero?

Verdade. A vacina previne a infecção pelo HPV (Papilomavírus humano), que é responsável pela grande maioria dos casos (quase totalidade) de câncer do colo uterino. É indicada para homens e mulheres de 9 a 26 anos que nunca tiveram contato sexual. Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza vacinação gratuita para meninas de 9 a 15 anos, meninos de 11 a 15 anos, além de adultos com HIV, transplantados ou em tratamento oncológico.

Pílula anticoncepcional ou DIU causam redução da fertilidade no futuro?

Mito. A partir da primeira menstruação já pode-se fazer uso de método contraceptivo sem que haja interferência no sistema reprodutivo da mulher no futuro. No entanto, a indicação do anticoncepcional deve ser feita pelo ginecologista.

Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento?

Verdade. O biquíni molhado favorece a proliferação de bactérias e fungos causadores de corrimento e coceira vaginal, como por exemplo a Cândida

Mioma é fator de risco para desenvolvimento de câncer?

Mito. Os miomas são tumores benignos que se formam na parede do útero e não tem relação com câncer. Aparecem comumente entre 40 e 50 anos de idade e deve ser tratado apenas se surgirem sintomas, como sangramento irregular ou compressão de órgãos adjacentes.

Menopausa tem relação com o desenvolvimento de câncer?

Mito. O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer é a idade avançada. Por isso, é mais comum surgirem tumores ginecológicos durante a menopausa, que costuma ocorrer a partir dos 50 anos. Mas não significa que ela seja a causa nem tenha relação com o desenvolvimento destes tumores.

Sangramento na menopausa deve ser investigado?

Verdade. Todos os sangramentos após a menopausa devem ser investigados. Podem estar relacionados a doenças benignas ou pólipos, mas também pode ser um sinal de câncer de endométrio.

Deixe um comentário