Mitos e verdades sobre doenças ginecológicas!

A vacina de HPV previne o câncer de colo do útero?

Verdade. A vacina previne a infecção pelo HPV (Papilomavírus humano), que é responsável pela grande maioria dos casos (quase totalidade) de câncer do colo uterino. É indicada para homens e mulheres de 9 a 26 anos que nunca tiveram contato sexual. Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza vacinação gratuita para meninas de 9 a 15 anos, meninos de 11 a 15 anos, além de adultos com HIV, transplantados ou em tratamento oncológico.

Pílula anticoncepcional ou DIU causam redução da fertilidade no futuro?

Mito. A partir da primeira menstruação já pode-se fazer uso de método contraceptivo sem que haja interferência no sistema reprodutivo da mulher no futuro. No entanto, a indicação do anticoncepcional deve ser feita pelo ginecologista.

Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento?

Verdade. O biquíni molhado favorece a proliferação de bactérias e fungos causadores de corrimento e coceira vaginal, como por exemplo a Cândida

Mioma é fator de risco para desenvolvimento de câncer?

Mito. Os miomas são tumores benignos que se formam na parede do útero e não tem relação com câncer. Aparecem comumente entre 40 e 50 anos de idade e deve ser tratado apenas se surgirem sintomas, como sangramento irregular ou compressão de órgãos adjacentes.

Menopausa tem relação com o desenvolvimento de câncer?

Mito. O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer é a idade avançada. Por isso, é mais comum surgirem tumores ginecológicos durante a menopausa, que costuma ocorrer a partir dos 50 anos. Mas não significa que ela seja a causa nem tenha relação com o desenvolvimento destes tumores.

Sangramento na menopausa deve ser investigado?

Verdade. Todos os sangramentos após a menopausa devem ser investigados. Podem estar relacionados a doenças benignas ou pólipos, mas também pode ser um sinal de câncer de endométrio.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s